CGM
40016
Quem somos
Quem somos

O Centro de Genética Molecular, formado em 2009 por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), é um centro colaborador do Ministério da Agropecuária e Abastecimento (MAPA) na defesa agropecuária do Brasil.  O Centro  foi formado com recursos provindos do Edital CNPq/MAPA/DAS - Nº 064/2008.

A fim de disponibilizar ao MAPA ferramentas que o auxiliem em sua missão de garantir e controlar a procedência dos insumos e produtos agropecuários consumidos e/ou exportados pelo Brasil, nosso Centro atua:
- na formação de recursos humanos;
- na validação de métodos de detecção e quantificação de OGM;
- na criação do banco de dados presente neste web site;
- no desenvolvimento de métodos de análise de paternidade animal.

Nossos coordenadores possuem vasta experiência em métodos de identificação a partir do DNA.
O Prof. Dr. Evanguedes Kalapothakis coordenou o Núcleo de Estudos Moleculares, que tinha por fim oferecer à sociedade testes de paternidade por DNA. Ele também está envolvido no desenvolvimento de marcadores moleculares de DNA para peixes, aves e plantas.
A Dra. Jovita Gazzinelli tem experiência no estudo de polimorfismos de DNA e é responsável pela emissão de laudos fiscais referentes à detecção de soja transgênica.

COORDENADORES DO CENTRO DE GENÉTICA MOLECULAR:

Evanguedes Kalapothakis (Currículo  Lattes): Coordenador e pesquisador do Centro de Certificação Molecular. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1C. Professor na UFMG, docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia (nível 7 –Capes) e em Genética (nível 6 – Capes), ambos do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. PhD pelo “National Institute for Medical Research, Mill Hill, Londres, 1993. Líder do grupo de pesquisa Farmacologia e Genética Molecular (grupo cadastrado no CNPq). Orientou 19 dissertações, 11 doutorados, 1 pós-doutorado e diversos trabalhos conclusivos de bacharelados e alunos de Iniciação Científica. Possui várias publicações em revistas científicas internacionais. Coordenador de diversos projetos de pesquisa financiados principalmente pelo CNPq, FAPEMIG e PRONEX.  Coordenador do laboratório de Biotecnologia e Marcadores Moleculares, com experiência nas áreas de Farmacologia Bioquímica e Molecular e Biologia Molecular, incluindo o desenvolvimento de marcadores moleculares de DNA para peixes, aves e plantas. Criador e coordenador do Núcleo de Diagnósticos Moleculares do ICB-UFMG com prestação de serviços para paternidade por DNA.

Envolvimento no projeto: Coordenação geral, orientação direta de alunos, formação de recursos humanos. Envolvimento direto com o desenvolvimento de novos marcadores moleculares e calibração de reações de PCR e sequenciamento de DNA. Responsável técnico pela liberação de laudos.


Jovita Eugênia Gazzinelli Cruz Madeira (Currículo Lattes): possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985) e doutorado em Microbiologia/Biologia Molecular - University of London (1995). Atualmente ocupa o cargo de Pesquisador Pleno III da Fundação Ezequiel Dias. Presidente da Comissão Interna de Biossegurança da Fundação Ezequiel Dias. Consultora das Revistas do Instituto Adolfo Lutz e Brazilian Journal of Microbiology. Tem experiência na área de Biologia Molecular de Microrganismos, Microbiologia e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Possui 10 publicações científicas e várias orientações técnicas concluídas. Atua principalmente nos seguintes temas: alimentos, micologia, micotoxinas, biologia molecular de fungos; padronização de métodos e alimentos transgênicos. Coordenadora de laudos para detecção de produtos vegetais contendo OGMs realizados pela Fundação Ezequiel Dias.

Envolvimento no projeto: Apoio geral às atividades propostas. Responsável pelo desenvolvimento de novas metodologias e todas as análises de OGM do Laboratório de Biologia Molecular/FUNED. Orientação direta de alunos, formação de recursos humanos


Equipe Técnica:

Gláucia Celeste de Souza Amâncio

Daniela Peralva Lima

Viviane Netto Rocha

Guilherme Prado

Marise Silva de Oliveira

Marcelle Oliveira de Almeida Prazeres

Raphael Teodoro Franciscani Coimbra

Adriana Dias Gomes

Ana Paula Vimieiro Martins


Como utilizar nosso banco de dados
No nosso banco de dados você encontrará a ficha completa de diversos OGMs comercializados no Brasil e no mundo. Acessar informações no nosso Banco de Dados é muito simples  Mais... 
Notícias

Nenhum registro
encontrado
Apoio
Programa de Pós-Graduação em Parasitologia - UFMG
Free counter and web stats
Webmaster: Eduardo Galvão